Alterar tamanho da fonte

Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala faz uma intervenção nas áreas da Comunicação Aumentativa e Alternativa, Motricidade Oral, Fala, Deglutição e Desenvolvimento de Linguagem. Pretende-se promover competências que permitam a funcionalidade em contexto de vida diária. Após avaliação e diagnóstico, se necessário são introduzidos produtos de apoio de alta e baixa tecnologia, dispositivos de comunicação, acesso ao computador  e sistemas aumentativos e alternativos de comunicação. 

Terapia Ocupacional

O Terapeuta Ocupacional, trabalha competências motoras, cognitivas e sociais, tendo como objetivo a funcionalidade e autonomia de cada cliente nas suas ocupações diárias. Nesta linha de intervenção, sempre que necessário, é feita uma avaliação no contexto do domicílio e instituição, de forma a adequar/recomendar a utilização de produtos de apoio para promover maior autonomia a todos os níveis das áreas ocupacionais ( AVD´S, AVDI´S, lazer, trabalho e educação). 

Fisioterapia

Os fisioterapeutas, trabalham na área das competências motoras, tendo como objetivo prevenir deformidades (articulares, de movimento e postura), promover e manter funcionalidade ao nível da marcha e competências motoras, intervir ao nível da cinesioterapia respiratória, sempre que necessário, avaliar e melhor a postura e posicionamento dos clientes, nos diferentes contextos (instituição e domicílio).

O trabalho da fisioterapia é feito no contexto de lar, piscina, snoezelen, ginásio e CAO´S.

Psicomotricidade

O Psicomotricista trabalha de forma integrada as funções cognitivas, emocionais, simbólicas e motoras, baseado numa visão global de cada cliente.

A intervenção psicomotora tem como intuito promover o desenvolvimento funcional de todo o corpo, nomeadamente ao nível das competências psicomotoras, perceção e consciencialização corporal, expressão dos afetos e emoções, autorregulação do comportamento e competências sociais.