Alterar tamanho da fonte

O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da APCM, é dirigido para pessoas com idades superiores a 16 anos e portadoras de paralisia cerebral ou outras patologias neurológicas afins.

Atualmente são atendidos 37 clientes externos e 49 clientes residentes.

No CAO, são desenvolvidas três modalidades de atividades ocupacionais, consoante as necessidades e perfil de desempenho dos clientes. 

Atividades ocupacionais terapêuticas: destinadas aos clientes com maior grau de dependência. Funcionam em três salas cuja atividade principal é a intervenção terapêutica e sensorial /motora.

Atividades estritamente ocupacionais: os clientes desenvolvem atividades semi-produtivas em várias áreas oficinais. O produto final das atividades funciona como estímulo, não só à sua valorização pessoal, mas também como fator de inclusão e visibilidade social através da sua comercialização.

Atividades ocupacionais socialmente úteis: o cliente colabora nas atividades da própria instituição, desenvolvendo atividades nos diversos serviços de apoio da APCM: áreas de lavandaria, bar, telefone e serviços gerais.

Todos os clientes do CAO usufruem de atividades complementares, de acordo com as suas necessidades e capacidades: informática, atividades motoras adaptadas, expressão musical, atividades culturais e recreativas no exterior, bem como atividades terapêuticas, de acordo com os objetivos definidos no plano de desenvolvimento individual de cada um.